Pirapora testa o dobro da média estadual para o Coronavírus

Publicado em: 2 de junho de 2020

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Prefeitura de Pirapora informa que os testes referentes ao novo Coronavírus (COVID-19) são ofertados para pacientes que se encaixem no quadro clínico determinado pelos critérios do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.

Dessa forma, os primeiros testes realizados foram destinados às equipes de saúde, agentes de segurança pública e seus contatos domiciliares. Em seguida para pacientes idosos e aqueles com síndrome respiratória aguda grave, todos notificados nos sistemas da Vigilância Epidemiológica (E-SUS VE ou SIVEP Gripe).

Até a última quarta-feira (27/05), foram feitos aproximadamente 201 testes em Pirapora seguindo os critérios clínicos de síndrome gripal (febre, associada a tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade para respirar) estabelecidos para testagem. Os testes são realizados a partir de sete (07) dias de início dos sintomas, com agendamento realizado pelos profissionais de saúde do Comitê de Enfrentamento.

De acordo com os dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, foram feitos pouco mais de 37,1 mil exames para a Covid-19 no Estado. Com isso, a média é de 176 testes para cada grupo de 100 mil habitantes. Seguindo o mesmo critério, Pirapora testa 356 por 100 mil habitantes.

Cabe salientar que o Município fez a aquisição de mais testes, buscando intensificar o processo diagnóstico da COVID-19 por meio da ampliação do público alvo. Esta medida auxiliará no planejamento de ações a serem adotadas pela Prefeitura de Pirapora.