Pirapora é referência no combate e enfrentamento da Covid-19

Publicado em: 1 de julho de 2020

Com ações pioneiras e um trabalho específico e intenso, Pirapora tem se despontado no combate e enfrentamento da Covid-19. Apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, a Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria de Saúde (Sesau), tem obtido índices importantes em relação ao Coronavírus, tornando-se assim referência em todo o norte de Minas.

Até nesta quarta-feira (01/07), Pirapora registrou 90 casos confirmados da doença. Destes, 81 pacientes já estão curados, o que representa uma taxa de 90% de recuperação das pessoas infectadas. Estes indicadores fundamentam o bom planejamento e a efetividade das ações desenvolvidas pela administração da prefeita Marcella Fonseca, nos últimos meses, seja para neutralizar o contágio da doença ou na estrutura oferecida para a assistência de saúde.

Na comparação com outras cidades, como Montes Claros, Unaí, Salinas e Curvelo, também consideradas polo (micro ou macrorregional) como Pirapora, os números do Coronavírus e os resultados das ações propostas para o combate e enfrentamento não são tão favoráveis, proporcionalmente.

Mesmo com uma capacidade muito maior que Pirapora, em termos de estrutura e recursos para a Saúde Pública, Montes Claros, de acordo com o boletim epidemiológico desta quarta-feira, reportou a confirmação de 273 casos de Covid-19 e a recuperação de 171 pessoas, ou seja, 62% de alcance. Em Unaí até o início dessa semana, dos 402 pacientes diagnosticados, 319 foram reestabelecidos (79%). Curvelo, por sua vez, com 144 infectados, conseguiu recuperar 103 (71%). Por fim, Salinas, com 170 munícipes contaminados, decretou lockdown, no início deste mês, para tentar amenizar a explosão de contágio, observado nos últimos 20 dias. Este comparativo comprova a relevância dos resultados obtidos por Pirapora.

Em outras importantes localidades, em grandes eixos do estado, os números são ainda mais alarmantes. Uberlândia, no Triângulo Mineiro, já alcançou mais 6.400 casos confirmados. Em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, já são contabilizadas 760 pessoas confirmadas com o Covid-19 e 33 mortes. No sul de Minas, em Juiz de Fora, não só os 1.669 casos confirmados assustam como também os 55 óbitos registrados.

Conjunção de esforços e medidas

A secretária municipal de Saúde, Maria Cândida Fiúza explica que ações adotadas, desde o início da pandemia, em conjunto com órgãos públicos, empresas e entidades foram fundamentais para o enfrentamento desse desafio para a Saúde Pública mundial. “Além de todo o respaldo da prefeita Marcella, desde início procuramos nos preparar da melhor forma, envolvendo os diversos segmentos e entidades, para juntos implementarmos um planejamento que sustentasse a nossa atuação de forma eficiente. Neste cenário, foram elaborados estudos e levantamentos para basear os decretos, adotadas as medidas sanitárias e desenvolvidas as campanhas de conscientização da população, que é primordial. Mas não podemos permitir uma zona de conforto. Este desafio ainda não foi superado e a população precisa estar atenta aos cuidados que devem ser mantidos”. Lembrou a secretária.

O pioneirismo de diversas iniciativas em Pirapora, como a criação do Comitê Técnico de Enfrentamento do Covid-19 (CTEC), a estruturação e disponibilização da Unidade de Enfrentamento do Covid-19 (UEC) e o aumento da capacidade da assistência em saúde, são os pontos cruciais para a prefeita Marcella Fonseca, nesse balanço positivo. “É importante frisar que continuaremos firmes nessa luta diária contra o Covid-19. A população tem uma responsabilidade muito grande nisso também. É continuar se cuidando, respeitando as recomendações sanitárias, para evitarmos um colapso em nosso sistema de saúde. O excelente trabalho do Comitê, associado com a ampla atuação da UEC, entre outras inúmeras medidas, têm nos proporcionado resultados satisfatórios. Parabéns a todos os profissionais que estão na linha de frente, bem como todos aqueles que têm contribuído indiretamente, no enfrentamento da pandemia. Contudo, devemos continuar respeitando todas as recomendações das autoridades em saúde, ficando em casa e evitando as aglomerações”. Concluiu a chefe do executivo.