Secretaria Municipal de Saúde suspende vacinação contra Covid para gestantes

Publicado em: 11 de maio de 2021

Nota técnica divulgada no fim da noite de ontem (10/05) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), orienta suspensão da vacina Astrazeneca/Fiocruz para grávidas.

A nota emitida pela agência reguladora diz que a orientação é que "seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país".

Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde suspende a vacinação de gestantes até uma nova orientação por meio do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.

A suspensão da vacina para as gestantes, não afeta a vacinação das puérperas, que poderão ser imunizadas de acordo com o cronograma de vacinação divulgado pelos veículos de comunicação da Prefeitura de Pirapora, sendo:

Quarta-feira (12): Puérperas com comorbidades (acima de 18 anos);

Quinta-feira (13): Puérperas maiores de 30 anos.

Os demais grupos de comorbidades divulgados no Cronograma de Vacinação da Prefeitura de Pirapora continua sendo realizado normalmente.

Vacinação de segunda dose

A vacinação da segunda dose da Astrazeneca (agendado no cartão de vacinas) está acontecendo normalmente, porém, a segunda dose da vacina Coronavac está suspensa até o recebimento de nova remessa pelo Governo do Estado.

De acordo com a divulgação do Estado mais de 100 mil imunizantes da Coronavac serão distribuídos para todo o estado, porém, a previsão é de que apenas 200 doses cheguem no município. Lembrando que a Secretaria Municipal de Saúde já enviou relatório de quantidade de vacinas necessárias para a aplicação da segunda dose atrasadas.