SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE AÇÕES NO SETEMBRO AMARELO

Publicado em: 17 de setembro de 2021

A secretaria municipal de saúde está promovendo diversas ações no “setembro amarelo”. Seguindo a tradição de utilizar cores para sensibilizar a sociedade esse mês marca a luta contra o suicídio.

As unidades de saúde foram enfeitadas e palestras com psicólogos tem acontecido ao longo do mês. Os agentes também estão sendo orientados, sobre os serviços disponibilizados pelo município, para atender questões emocionais. No Centro de Saúde da Mulher, os servidores fizeram panfletagem, roda de conversa e mural com mensagens inspiradoras. Para falar sobre a importância desse mês, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) participou de um programa de rádio.

Outro evento importante que contou com a participação do agentes de saúde da atenção primária foi a palestra com o coach, Helano Mariz. Intitulada de “Qualidade de vida e bem estar” a apresentação foi sobre a importância de controlar os pensamentos e cuidar da saúde emocional dos profissionais.  O secretário de saúde, Rafael Lana vem acompanhando as ações e comenta sobre a necessidade de cuidar de sua equipe.

“Notamos que na pandemia da Covid – 19 muitos profissionais foram acometidos por doenças emocionais. A nossa atenção primaria lida diretamente com a população, tem participação no dia a dia deles e acaba absorvendo os problemas dos assistidos. Por isso precisamos falar sobre a luta contra o suicídio, sem minimizar transtornos emocionais, mas acolher e encaminhar com respeito. O nosso município possui equipe capacitada e serviços especializados para esses atendimentos” comenta o secretário.