Sesau intensifica a Campanha de combate à Dengue

Publicado em: 8 de junho de 2022
Publicado por: Kelly Cristina

A Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora, por meio do Programa Saúde na Escola – PSE está desenvolvendo a “Campanha de Combate à Dengue nas Escolas”. A campanha teve início na escola Estadual Professora Heloísa Passos.

As profissionais, a residente de enfermagem Maria Alice e Ana Gonçalves junto com a referência do PSE, Erinalda Pereira estão fazendo um trabalho de conscientização dos alunos e também da comunidade escolar de Pirapora explicando a importância da limpeza e recolhimento de materiais que possam servir de criadouros para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela.

A Secretaria Municipal de Saúde também vem mobilizando as famílias, através das vigilâncias Sanitária e Ambiental, e do lançamento da Campanha: #TchauDengue em toda a cidade. A mobilização feita pelos agentes de saúde e de endemias tem o objetivo de alertar a população para combater os focos e criadores do mosquito.

O diretor de Promoção e Atenção à Saúde, Mário Cristiano explicou que diante da proliferação do mosquito, a prefeitura de Pirapora retomou a passagem do fumacê nos bairros. Segundo o vereador Éder Danilo que também está empenhado nessa pauta, “quando o foco do mosquito é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores, como em terrenos baldios ou lixo acumulado na rua, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada para remover os possíveis criadouros”, destacou.

No próximo sábado terá uma mobilização no semáforo da Avenida Brasil com a presença dos alunos da Escola Estadual Professora Heloísa Passos.

#TchauAedes e combate às arboviroses

A Sesau reuniu com a Gerencia Regional de Saúde – GRS com o objetivo de orientar ações de mobilização social para combate às arboviroses. A gerente regional de Saúde de Pirapora, Renata Diniz, além de realizar a reunião do Comitê de Arboviroses, ressaltou que é importante todos mobilizarem as suas famílias nessa campanha contra a Dengue e eliminar a água parada, “já que o Aedes Aegypti que é um mosquito doméstico, vive dentro de casa e próximo das pessoas. A conscientização e mobilização pela Sesau são necessárias também, para evitar a ocorrência de casos graves por arboviroses”, explicou.