Se precisar, peça ajuda!
A campanha Setembro Amarelo começou com uma entrevista dos psicólogos Wesley Fabrício, Monise Madeira e João Batista, no dia 13, na rádio Clube FM Pirapora. Com o tema: Se precisar, peça ajuda, os profissionais falaram sobre a importância de pedir ajuda e falar sobre o que sente.
Os psicólogos da Secretaria de Saúde de Pirapora ressaltaram ainda que, “a pessoa que está passando por um adoecimento psíquico emite vários sinais de alerta que precisam ser levados em consideração”, destacou a profissional de saúde, Monise Madeira.
“Geralmente elas falam que a vida não tem mais sentido, ou fazem cartas ou testamento. Também podem ser pessoas dependentes amorosamente ou financeiramente de outras e, quando elas passam por uma perda muito significativa, seja de um ente querido, do casamento, problemas de saúde ou até mesmo de um negócio, precisam ter uma rede de apoio bem próxima e disposta a acolher”, explicou o psicólogo João Batista.
Sabe-se que praticamente 100% de dos casos de suicídio, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. “Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade”, concluiu o psicólogo Wesley Fabrício.