I Seminário Outubro Rosa – Todos Juntos contra o câncer de mama

Publicado em: 1 de novembro de 2023
Publicado por: Kelly Cristina

No dia 31 de outubro, a Prefeitura de Pirapora por meio da Secretaria de Saúde reuniu cerca de 200 mulheres no Centro de Convenções para participar do I Seminário Outubro Rosa – Todos Juntos contra o câncer de mama, com a presença do prefeito de Pirapora, Alex Cesar.

O evento foi abrilhantado com a palestra do médico Dr. Maurício Carlos Niza, graduado em Ciências Médicas com experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria. Com o tema: Saúde mental e bem-estar. Segundo os dados apresentados pelo médico, 70 milhões de brasileiros tem problemas de transtorno mental, com maior prevalência de transtorno de ansiedade, ele ressaltou a necessidade da atividade física, sono de qualidade, alimentação saudável, atividade de lazer e a socialização.

O prof.Me pela Unimontes, coordenador do Serviço de Mastologia da Santa Casa e da Clínica Mama Center, Gessandro Fernandes, que também é pós-graduado em Cirurgia Oncoplástica e Reconstrutiva da Mama, com formação em imagiologia procedimentos minimamente invasivos da mama. Em sua fala o médico ressaltou a importância do auto cuidado incentivando as mulheres a conhecerem seus corpos, reconhecer os sintomas e fazer a mamografia para prevenir a doença.

A farmacêutica, pós-graduada em Farmácia Clínica e Hospitalar Oncológica-Bárbara Camila apresentou o tema: Cuidado com o uso de chás no tratamento do câncer de mama.

Estiveram participando, o secretário de Saúde de Pirapora, Rafael Lana, representando a Câmara Municipal, Alice Soares Preta, o diretor do CEAE, Walclísio Alves, e a Gerente Regional de Saúde, Tariana Diniz.

Além das palestras foi realizado pelo Centro de Referência da Mulher um sorteio de brindes e um lanche especial. O evento contou com o apoio de da SESAU, Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), Coordenação da Atenção Primária, EMUTUR, SAAE, Guarda Municipal, Drogaria Cristina, CAPS adulto, Lyons,  Residência Multiprofissional da Unimontes e Mary Kay.