SESAU Pirapora recebe profissionais do Hospital Dilson Godinho para reunião de alinhamento

Publicado em: 22 de outubro de 2024
Publicado por: Kelly Cristina

O Secretário Municipal de Saúde de Pirapora e Presidente do COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Microrregião), Rafael Lana, realizou na terça-feira, 8, uma reunião de alinhamento entre os profissionais de saúde da cidade, e os profissionais da Unidade de Extensão em Oncologia Clínica da Fundação de Saúde, Dilson de Quadros Godinho (HDG).

Na oportunidade, recebeu a visita técnica do enfermeiro captador e referência da Oncologia do Hospital Dilson Godinho, Marcos Brant, que vem desempenhando um papel muito importante na equipe de oncologia do hospital, que é referência no tratamento de câncer na região, oferecendo serviços de prevenção, radioterapia, quimioterapia e outros como a cirurgia oncológica.

Rafael Lana aproveitou a ampla experiência do enfermeiro, e garantiu que Pirapora será referência no tratamento humanizado, “reunir com os profissionais de saúde é essencial para que não haja nenhuma dúvida nessa fase. A Unidade de Extensão em Oncologia Clínica em Pirapora já está funcionando. A nossa gestão cumpriu com mais esse compromisso com a população, a partir de agora está previsto o processo de capacitação de fluxo e prevenção com as equipes de saúde, reuniões com a CIB (Comissões Intergestores Bipartite), e visitas técnicas aos sete municípios que compõem a microrregião”, garantiu o secretário de saúde e presidente do COSEMS.

O enfermeiro Marcos Brant ressaltou a importância do tratamento no município em que o paciente reside. “O paciente deve ser estimulado pelo profissional de saúde a fazer o tratamento existente dentro do seu município, isso vai promover mais qualidade de vida para ele e para a sua família”. Brant destacou a importância da família no processo de cura, “é fundamental olhar para a família, e garantir que todos estejam fortalecidos durante o tratamento”, explicou.

enfermeira, referência técnica municipal, Michelle Conceição Dias falou sobre a excelência do atendimento no setor de oncologia de Pirapora, “as pessoas são bem recebidas no setor e, quando necessário, encaminhadas para o devido tratamento aqui, ou em outro município pelo TFD (tratamento Fora do Domicílio), se for o caso. A conscientização sobre a prevenção ao câncer é necessária, e é tratada com muita responsabilidade pelos profissionais de saúde de Pirapora, tanto os médicos, quanto técnicos, agentes de saúde, enfermeiros, e toda a rede que compõe a Secretaria de Saúde de Pirapora”.

Durante a reunião o secretário tratou de vários assuntos, como; a abertura da Campanha Outubro Rosa em Pirapora, com a possibilidade da realização de 500 exames de mamografia, onde é feito o rastreamento através do Centro Estadual de Atenção Especializada em Pirapora. Além dos exames que são realizados no Centro de Saúde da Mulher. Outro assunto tratado na reunião foi a campanha Novembro Azul que visa ampliar o atendimento neste ano, e os exames preventivos para detectar os tipos de câncer.