Pirapora alcança meta de 95% nas coberturas vacinais

Publicado em: 16 de setembro de 2019

A vacinação infantil protege a criança de inúmeras doenças e faz parte dos cuidados básicos que toda família deve ter. Elas começam logo após o nascimento do bebê e se estendem até os 14 anos de idade.

Porém, a família deve providenciar junto ao sistema de saúde a cartilha de vacinação do recém-nascido para controle dos pais. No Brasil, as vacinas incluídas no calendário do Ministério da Saúde são gratuitas e ministradas em postos de saúde.

Dessa forma, a Secretaria de Saúde de Pirapora com equipes unificadas e trabalhos intensivos para a saúde das crianças piraporenses bateram todas as metas do Ministério da Saúde na cobertura das vacinas na faixa etária prioritária (dados avaliados no período de 01/01 a 30/07).

A meta do governo federal em imunizar milhões de crianças, de 0 a 2 anos, e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alcançada e comemorada por todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a gerente de vigilância em saúde, Sabrina Gitirana, “o trabalho foi árduo, mas muito compensatório para o nosso município, principalmente devido ao cenário nacional onde o Brasil vem enfrentando diversas dificuldades em atingir as coberturas vacinais, e pior, dentro de uma situação epidemiológica pouco favorável, onde estamos vivenciando o retorno de diversas doenças contagiosas graves com grande risco de letalidade, dentre elas o sarampo, influenza em suas formas graves (H1N1, H3N2), coqueluche e meningites”, disse ela.

Para a secretária de Saúde Maria Cândida, “é necessário que todos levem a sério a prevenção através das vacinas. O nosso trabalho não para e devemos alertar a população em procurar uma Unidade Básica de Saúde caso o cartão de vacina não esteja completo. Continuaremos trabalhando e atingindo todas as metas possíveis para que Pirapora continue sendo referência em saúde na nossa região”, completou a secretária.

A prefeita de Pirapora, Marcella Fonseca, sentiu muito satisfeita com o empenho das equipes de toda secretaria de Saúde e principalmente com o resultado alcançado. “É importante o que vem sendo feito em nossa cidade, muita mobilização para as campanhas de vacinação. Temos que ter a consciência que a vacina é a melhor forma de prevenir contra várias doenças. Pedimos aos pais que não deixem de vacinar os filhos e que qualquer dúvida é só procurar uma Unidade de Saúde”, finalizou a prefeita Marcella.