Coronavírus: demora nos resultados dos exames

Publicado em: 1 de abril de 2020

A Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria Municipal de Saúde informa que vem cobrando exaustivamente os resultados dos exames para identificação da COVID-19 para os pacientes de Pirapora.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Fundação Ezequiel Dias (Funed) deu início à realização do exame para identificação da Covid-19 das amostras suspeitas em Minas Gerais, no dia 12 de março. A instituição recebe amostras biológicas de todos os municípios do estado, sejam unidades de atendimento de saúde públicas ou privadas.

Segundo ainda a SES-MG, 2.400 exames já foram realizados pela Fundação e que a capacidade neste momento é de 400 exames realizados por dia. O estado está aumentando sua capacidade operacional de acordo com a demanda e espera um alinhamento entre as notificações e os exames colhidos.

Nessa situação, a Secretaria de Saúde de Pirapora, o Comitê de Enfrentamento ao COVID-19, a Fundação Hospitalar e o Sistema de Comando de Operações (SCO) vêm trabalhando de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate ao vírus.

A secretária de Saúde, Maria Cândida Fiuza disse entender da situação da demanda em todo país, mas continuará cobrando agilidade. “Aqui em Pirapora temos trabalhado de forma exaustiva para combater esse vírus. Vamos continuar pedindo rapidez nos resultados dos exames, é muita angustia para nós todos”, finalizou.