Pirapora recebe respiradores para o enfrentamento do COVID-19

Publicado em: 15 de abril de 2020

O empenho da Prefeitura de Pirapora se intensifica, cada vez mais, no enfrentamento do Coronavírus (COVID-19). Além das inúmeras medidas colocadas em prática, oficializadas por decretos e da mobilização e capacitação de profissionais, a melhoria e ampliação da estrutura de saúde, oferecida para a população, também tem sido um dos pontos centrais.

Na tarde desta terça-feira (14/04) a prefeita Marcella Fonseca Ribas, acompanhada da secretária de Saúde, Maria Cândida Fiuza, esteve na Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire para acompanhar o recebimento de três respiradores, os quais foram adquiridos junto a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

A aquisição destes equipamentos foi formalizada por um contrato de comodato, firmado entre a Unimontes e a Fundação. Esse acordo foi viabilizado através do intermédio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG) e a Gerência Regional de Saúde (GRS). Além de Pirapora, outros hospitais da região também foram contemplados com a cessão destes aparelhos, por parte da universidade.

No acordo entre as partes, é previsto que os equipamentos deverão ser utilizados, exclusivamente, para o atendimento à situação de calamidade pública, consequente da pandemia do COVID-19, conforme o que prevê o Decreto Nº 113 do Governo do Estado.

O trabalho diário e o aumento da capacidade de assistência é uma conjunção importante no combate à pandemia do COVID-19, conforme destaca a prefeita Marcella Fonseca: “os esforços não estão sendo medidos, nessa luta diária contra o Coronavírus em nossa cidade. Nossas equipes de saúde e demais profissionais envolvidos têm feito um trabalho incansável, para amenizar ao máximo os impactos que podem ser gerados. Tão primordial como isso é encontrarmos soluções para melhorarmos a estrutura do hospital. Por isso, a aquisição destes equipamentos é uma conquista importante para a nossa população.”

Ponto crítico na pandemia

Com a pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19, a demanda por ventiladores de ar médicos, conhecidos como respiradores, disparou. A doença causa não só febre e tosse como também dificuldade para respirar. Por isso, pessoas contagiadas podem precisar de internação e passam a respirar com a ajuda de aparelhos.

Os respiradores são equipamentos médicos que ajudam as pessoas a respirar quando o sistema respiratório apresenta dificuldades de funcionar plenamente, como acontece com as pessoas que contraem a covid-19 e apresentam quadros clínicos graves. O que esses aparelhos fazem é levar o ar por um tubo na traqueia dos pacientes para os pulmões. Sem esse procedimento, os pacientes podem morrer.

A falta de respiradores já é uma realidade no mundo. A Itália, país que registra mais mortes por causa do novo coronavírus, já teve de escolher os pacientes que teriam acesso aos respiradores. A Coreia do Sul e a China tomaram medidas para testar um grande número de pessoas para a doença e obrigar a população a ficar em casa para conter a curva de crescimento de contágio, de modo a manter a capacidade de atendimento médico minimamente adequada à demanda. No entanto, países como o Brasil correm o risco de colapso do sistema de saúde por causa da falta de leitos e de respiradores.

Fonte: Exame.com