Tudo e todos contra o Covid-19

Publicado em: 15 de maio de 2020

A administração da prefeita Marcella Fonseca continua trabalhando efetivamente no combate da pandemia do COVID-19. Além da disponibilização de uma estrutura específica, com o início dos atendimentos da Unidade de Enfrentamento ao Coronavírus e a oficialização dos decretos municipais, que regulamentam os protocolos de funcionamento de entidades, empresas e comércios, o poder executivo também tem sido ostensivo no monitoramento das medidas em prol da segurança sanitária na cidade.

Diariamente, equipes da Vigilância em Saúde realizam inspeções e orientações nos estabelecimentos comerciais, embasados nos decretos que determinam os procedimentos a serem respeitados. Somente no mês de abril, foram efetuadas 652 inspeções orientativas (relacionadas aos Decretos 122 e 127). Oriundas de denúncias, foram registradas 25 notificações, uma interdição e aplicadas oito multas, as quais foram adotadas após o cometimento de reincidências de notificações prévias.

No início desta semana, as fiscalizações vêm sendo desenvolvidas, observando as premissas do Decreto Municipal nº 129. Por meio do planejamento traçado com a Secretaria de Saúde, Comitê de Enfrentamento do Covid-19 e o Sistema de Comando de Operações (SCO), os profissionais envolvidos na linha de frente da Vigilância têm reforçado, nos centros comerciais, a disseminação do entendimento do que é previsto na publicação do município. Este documento, desde 24 de abril, traz os parâmetros para a flexibilização da operação comercial em Pirapora.

A continuidade da contundência das ações contra o Covid-19 precisa ser priorizada por toda a população para a prefeita Marcella Fonseca. “Mesmo com apenas dois casos confirmados em Pirapora, não podemos nos permitir ficarmos em uma zona de conforto. Temos que reforçar a conscientização em toda a população de que devemos, cada vez mais, redobrar os cuidados desde o uso das máscaras até a necessidade de respeitar o isolamento social. Estamos priorizando preparar e aprimorar a nossa estrutura, bem como ampliar a nossa atuação na prevenção. Para combatermos esta pandemia, precisamos de todos.”