Ações da Prefeitura marcam a Luta Antimanicomial

Publicado em: 27 de maio de 2020

Diferentemente de todos os anos, onde a comemoração da Luta Atimanicomial (18 de maio, dia Nacional da Luta Antimanicomial) acontece através de caminhadas pela cidade e eventos dentro dos CAPs Adulto e Infantil em Pirapora. Este ano, por causa da pandemia do Coronavírus, os Centros de Atenção Psicossocial montaram exposições dos trabalhos realizados pelos pacientes desde o inicio do ano.

Em Pirapora, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é composta pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPs 1, CAPsi e UAP (Unidade Ambulatorial de Pirapora), o paciente é encorajado a exercer sua cidadania, fortalecer seus vínculos familiares e social. O atendimento ao paciente com transtorno mental grave conta com um atendimento individualizado, roda de conversa, oficinas e tratamento terapêuticos de acordo com a necessidade individual.

Neste momento tão delicado, os profissionais vêm cuidando dos usuários de acordo com as normativas de prevenção ao contágio da COVID-19. “Pirapora comemora a data, promovendo ações no município, como passeatas pelas ruas da cidade, envolvendo os usuários, as equipes em saúde e familiares. Com essa situação da COVID-19, nossa mobilização foi em expor todos os trabalhos realizados pelos pacientes desde o início do ano”, comentou a secretária de Saúde, Maria Cândida Fiuza.

A prefeita Marcella salientou que as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial estão desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento dos usuários. “É um momento delicado para todos, então agradeço aqueles que estão na linha de frente cuidando dos piraporenses, levando saúde, segurança e carinho. Parabéns!”, concluiu a prefeita Marcella.