Prefeitura leva escola para dentro das casas

Publicado em: 29 de maio de 2020

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, vem apoiando e desenvolvendo ações que possibilitem as atividades alternativas de ensino, o objetivo é que outras ferramentas de educação cheguem na casa de cada aluno da rede municipal de ensino.

Uma dessas iniciativas é a plataforma de ensino que fica hospedada no site oficial da Prefeitura de Pirapora, https://www.pirapora.mg.gov.br/. Neste canal, os alunos atendidos pelas unidades de ensino, podem interagir com os professores, fazer atividades na sala virtual e reviver o ambiente escolar.

Uma dessas experiências exitosas é a da Escola Municipal Rui Barbosa, inserida na plataforma. Com o trabalho grandioso dos professores, pais e colaboradores, todos voluntários, a escola tem conseguido alcançar 80% dos alunos. “Nosso maior desafio são as famílias carentes, que não possuem acesso à internet ou impressora, por isso, todas as segundas e quintas-feiras, fazemos reuniões com essas famílias, seguindo todos os cuidados e protocolos recomendados pela Secretaria de Saúde. Nesses encontros entregamos as atividades para os pais, como também tiramos dúvidas e damos orientações”, explicou a diretora da unidade Lilian Gomes Oliveira Costa.

A diretora ressalta ainda que em meio a Pandemia, “a plataforma é algo maior, temos vários recursos, mas já estávamos habituados ao mundo virtual. E tudo veio num momento também de necessidade, pois os professores abraçaram a ideia, muitos estão se reinventando, alguns voltaram a estudar e pesquisar. Assim, a escola está conseguindo alcançar seu maior objetivo, que é fortalecer os vínculos da escola com as famílias”, disse Lilian Gomes.

O site tem como principal objetivo a ocupação de parte do tempo da criança em casa com atividades educativas, biblioteca virtual, videoteca e jogos. “Todo o material da plataforma é produzido pela equipe da Semed juntamente com os professores voluntários, que enriquecem o site a cada dia. Iniciamos um novo caminho para as nossas unidades de ensino, está sendo formatado esse trabalho virtual para todas as escolas municipais, sabemos que não conseguimos alcançar a todos devido acessibilidade digital mas, outras ferramentas serão utilizadas para atendermos essas crianças”, afirmou o Secretário Municipal de Educação, Rodrigo Barbosa.

A prefeita Marcella Fonseca, salienta que todas as ideias e medidas estão aliadas com a Semed, que está trabalhando incansavelmente para que a educação chegue aos alunos, neste momento de pandemia. “É um momento muito difícil, essas crianças estão em casa, ansiosas, e muitas sem entender o que está acontecendo. Portanto, toda pequena ou grande ação é importante para beneficiar as famílias. Parabéns aos funcionários da secretaria e a todos os professores e diretores da rede municipal. Sei que muitos estão como voluntários, então, só temos que agradecer e trabalhar para multiplicar essa e outras ações”, evidenciou a prefeita.