Covid-19: Pirapora adere ao “Minas Consciente” e mudanças acontecem ainda esta semana

Publicado em: 11 de agosto de 2020

A Prefeitura de Pirapora oficializa ainda esta semana, a adesão ao Minas Consciente – plano do Governo de Minas com a intenção de garantir a retomada da economia local. A decisão foi proferida em ação ajuizada pelo Ministério Público de Minas Gerais, como pode ser vista no documento abaixo.

Veja o documento na íntegra: https://www.pirapora.mg.gov.br/assets/upload/arquivos/downloads/tribunal-de-justica-de-mgpdf.pdf

Dessa forma, a adesão é obrigatória por decisão do tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG); que de acordo com a Gerencia Regional de Saúde (GRS-MG) e definido pelo Comitê  Extraordinário da Covid-19 do estado, Pirapora entrará na fase da Onda Vermelha, ou seja, apenas os serviços essenciais devem funcionar. De acordo com a procuradoria municipal, o decreto terá validade a partir deste próximo sábado, 15.

Na onda vermelha está autorizada a abertura dos seguintes serviços:

– Supermercados;
– Bares, restaurantes, padarias, lanchonetes, lojas de conveniência (somente para delivery ou retirada no balcão);
– Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
– Serviços de ambulantes de alimentação;
– Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
– Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
– Vigilância e segurança privada;
– Serviços de reparo e manutenção;
– Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
– Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
– Construção civil e obras de infraestrutura;
– Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.

Veja o protocolo, abaixo, com as regras de comportamento para empregadores, trabalhadores, alunos e cidadãos:

O plano do estado tem regras específicas e está dividido em três ondas: verde, amarela ou vermelha. Saiba mais sobre as fases e os detalhes de cada uma no link abaixo.

Link: https://www.mg.gov.br/minasconsciente/entenda-o-programa

A estrutura e atendimentos da Unidade de Enfrentamento ao Covid-19 (UEC), a contratação de mais profissionais da saúde, a distribuição de milhares de kits de prevenção e os estudos, levantamentos e acompanhamentos ininterruptos do Comitê Técnico de Enfrentamento ao Covid-19, dentre outras medidas, têm sustentado Pirapora como cidade referência no combate do coronavírus, conforme o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Mesmo diante desta situação, a Prefeitura de Pirapora continuará, diariamente, com ações de combate a pandemia do novo coronavírus. “Fizemos de tudo para que a economia continuasse girando em nosso município, mas a ordem é adotar medidas traçadas pelo Estado. Precisamos agir com responsabilidade nesse momento para melhorarmos de fase. É uma situação delicada e é fundamental que cada um faça a sua parte”, comentou a chefe do Executivo municipal, Marcella Fonseca.