Pirapora recebe convite para congresso internacional

Publicado em: 28 de outubro de 2020

O município de Pirapora foi convidado para participar do 14º Congresso Internacional da Rede Unida com o tema, Saúde é vida em resistência: traçando caminhos com o SUS. O convite para esta apresentação veio após a experiência do Comitê Técnico de Enfrentamento à Covid-19 de Pirapora ser selecionado entre os trabalhos inscritos para a I Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS.

O trabalho de Pirapora intitulado, “Ações de Gestão para a Organização da Rede de Atenção à Saúde do município de Pirapora frente à pandemia por coronavírus – Um relato de Experiência” foi realizado por servidores municipais e escolhido dentre os 398 trabalhos inscritos, que desses, 190 foram pré-selecionados, passando por três avaliadores até a decisão final.

O congresso foi realizado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems e os municípios e estados selecionados foram: Rurópolis/PA, Caxias do Sul/RS, Nossa Senhora do Socorro/SE, São Bernardo do Campo/SP, Viçosa/AL, Serra do Navio/AP, Salvador/BA, Pirapora/MG e Campo Grande/MS.

A secretária municipal de Saúde, Maria Cândida Fiuza e a médica, Dra. Fernanda Morais ilustraram as ações adotadas para o enfrentamento do coronavírus, principalmente com o fluxo de atendimento, monitoramento e protocolos existentes.  Os coaoutores, Bruna Novi, Mayra Estrela, Larissa Marques e Vinicius Barreto também acompanharam a apresentação. O público que acompanhou a apresentação via redes sociais (ao vivo) elogiou a atuação do município. Algumas perguntas foram feitas e esclarecidas pelas palestrantes.

O 14º Congresso Internacional acontecerá nos dias 28/10 a 01/11de 2020, de modo virtual. O evento conta com o apoio de diversas instituições e organizações nacionais e internacionais. A apresentação de Pirapora será no dia 31/10, às 13:30h, com o título: No meio da pandemia, tinha o SUS: experiências locais de enfrentamento à Covid-19.