DIÁLOGO EM BUSCA DE AVANÇOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Publicado em: 16 de abril de 2021
Publicado por: Migração do Site

Nesta quinta-feira, a Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou um bate-papo transmitido ao vivo no Facebook. O encontro virtual teve ampla participação da população. Muitos dos espectadores vivem com pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O encontro foi um diálogo dinâmico, mediado pela jornalista Adriana Menezes com apontamentos feitos pela terapeuta ocupacional, Ariadne Alvarenga. A especialista em Psicologia em Saúde, reafirmou a importância da construção da rotina de uma criança ou adolescente diagnosticado com TEA.

“Normalmente, as famílias contam com os espaços de socialização do autista. Nesse momento de pandemia, a presença e as trocas da rede de apoio foram reduzidas bruscamente. Para que esse desafio não afete tanto o desenvolvimento da pessoa com autismo é preciso explorar novas formas de manter a rotina de vida, de estudos e terapias”, ressaltou, Ariadne.

A mediadora do debate também é mãe de uma criança autista e conhece de perto a luta pela inclusão. Durante a live, a jornalista Adriana Menezes comentou: “Inserir toda a sociedade em diálogos assim nos ajudam a superar os grandes desafios que enfrentamos. Assim, ampliamos a forma de ver e recepcionar as pessoas com autismo, promovemos o respeito à diversidade e avançamos no tratamento e socialização de quem possui TEA”.

O projeto Abril Azul é uma proposta das profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal de ensino. A equipe é composta pelas especialistas em educação: Claudia Moura, Lorena Vieira, Maria Liliane e Renata Alves. As servidoras apontam os desafios estruturais em relação ao trabalho com autistas, o peso do fator comportamental da sociedade e o esforço de toda rede municipal para superar esses obstáculos.

A secretária de Educação, Jacqueline Guimarães reforça: “Nós da gestão municipal da educação buscamos abrir espaços para a população entender melhor o trabalho dos especialistas com as crianças e adolescentes com necessidades especiais em Pirapora. Só podemos quebrar as barreiras do preconceito por meio da informação e conhecimento. Agradecemos a participação da terapeuta Ariadne Alvarenga, as profissionais do AEE e de toda rede municipal, bem como aos espectadores que assistiram e interagiram conosco durante esta live”.

 

#PrefeituraPirapora #AçãoeReconstrução #UmNovoTempo #Educação #SEMED #RedeMunicipaldeEnsino #EnsinoAprendizagem #piraporamg #GestãoTransparente #administraçãomunicipal #publicidade #transparência