Programação especial do Outubro Rosa em Pirapora
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização com o objetivo principal de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção, e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e do câncer de colo de útero.
Em Pirapora, a Uaps Carlos Alberto Rodrigues Alves (unidade de saúde do bairro Nossa Senhora Aparecida), fez parceria com o Programa Mexa-se, que está comemorando um ano, com o projeto Saúde Viver, e com o Centro de Saúde da Mulher, e realizou nesta quarta-feira, 23 de outubro, às 19h, uma ação de prevenção e comemoração a saúde da mulher de Pirapora, a campanha Outubro Rosa, que contou com a presença do prefeito de Pirapora, Alex Cesar.
Na abertura do evento, aconteceu um alongamento com a educadora física do programa Mexa-se Mariana Cláudia, e logo em seguida uma aula de Zumba com o professor Alysson Luiz do Nascimento. Durante o evento também teve um sorteio de brindes com o apoio dos comerciantes.
O secretário de Saúde Rafael Lana, aproveitou a oportunidade para dar uma ótima notícia, “a equipe de licitação da Secretaria de Saúde, concluiu o processo para a aquisição de um mamógrafo, e de um ultrassom, para a realização dos exames”.
A palestra sobre prevenção e os cuidados com o câncer de mama e de útero, foi proferida pela coordenadora da unidade de saúde Carlos Alberto Rodrigues, Beatriz Correia, que estava com toda equipe da unidade atuando no evento, com aferição de pressão arterial, e outros cuidados. Na unidade do bairro Aparecida, além do exame preventivo do colo do útero, é feito também o pré-natal, puericultura, planejamento familiar, consultas; atendimentos eletivos de odontologia e atendimentos médico em geral e de enfermagem.
Na Saúde da Mulher em Pirapora foi ampliada a cota para 30 preventivos por unidade de saúde, sendo que são 20 unidades ao todo.
O serviço de atenção especializada do CEAE presta um serviço de assistência de media complexidade do SUS, por meio de consultas e exames, como por exemplo a mamografia com atendimentos dentro da média prevista, entre 01/10 a 24/10 (até o momento), na campanha Outubro Rosa foram cerca de 153 mamografias de rastreamento e 58 mamografias com diagnóstico, de mulheres entre 50 a 69 anos, entre janeiro a setembro foram feitas em torno de 167 mamografias de rastreamento e 241 mamografia diagnóstica.
Na zona rural, no assentamento Paco-paco também foi comemorado o Outubro Rosa, com coleta do PCCU, teste rápido, palestra, brindes e Auriculoterapia, através do Centro de Saúde da Mulher.