SEJUC atualiza inventário de bens que compõem o Patrimônio Histórico e Cultural de Pirapora

Publicado em: 16 de setembro de 2021
Publicado por: Migração do Site

A Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Cultura – SEJUC, começou nesta semana, a atualização dos registros para inventário dos bens culturais do município.

A equipe da secretaria esteve em alguns pontos da cidade para verificação da estrutura, registro de fotografias e algumas análises dos bens culturais. Foram visitados para a atualização, os seguintes bens culturais do município: Estação Ferroviária, Igreja Matriz de São Sebastião, Colégio Santíssimo Sacramento, Sobrado de Tiburtino, Comércio de Barreto Móveis e Conjunto Arquitetônico da Franave, bens culturais inventariados e protegidos pelo município e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – IEPHA/MG.

Para Adélio Brasil, responsável pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Pirapora, atualizar o inventário dos bens culturais da cidade significa manter viva a história do município e ajuda na compreensão da construção da própria cidade. “Essa atualização também é um dos critérios para que o município melhore a sua pontuação no quesito ICMS, gerando maior arrecadação para o município, valor esse que inclusive, pode ser usado para conservar e preservar esses bens culturais”, disse Adélio.

O Secretário de Esporte, Juventude e Cultura de Pirapora, Herbert Nascimento, corrobora explicando que esse trabalho de atualização dos bens culturais e históricos permite que a história e cultura da nossa cidade não se perca.