Voluntários realizam séries de mutirões de limpeza no balneário das duchas em Pirapora
Uma série de mutirões de limpeza no balneário das duchas do rio São Francisco em Pirapora, norte do estado de Minas Gerais, vem sendo realizado desde o mês de agosto. Já são cinco finais de semana consecutivos que os moradores ribeirinhos – média de 60 voluntários por mutirão -, levam muita disposição na retira de lixos, entulhos e o mato alto que tomava conta de várias partes do rio.
Os moradores armaram tendas, levaram alimentos, refrigerantes e muita alegria para toda a manhã de sábado. O mutirão começa às 7h e se estende até às 13h. No primeiro dia o trabalho foi intenso e foram retirados quatro caminhões de entulho e mais de 30 sacos de lixo de 100 litros. Muitos cacos de vidro, garrafas plásticas, bitucas de cigarro, latas de refrigerante e cerveja, garrafas de vidro, entre outros objetos foram encontrados durante o movimento. De lá para cá já foram contabilizados a retirada de mais de 150 caminhões com lixos.
O evento é idealizado por Rhomário Magalhães e pelo representante da ONG, Movimento Ecológico do São Francisco de Assis, Sydartha Moreno. Segundo eles o mutirão não tem nenhum envolvimento político, porém, foi solicitada a ajuda da prefeitura e de seus departamentos que foram atendidos prontamente pela administração executiva.
O Rhomário agradeceu a todos que tiraram um tempo para “cuidar” do Velho Chico. “É importante o envolvimento de todos e agradeço o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), a prefeita de Pirapora, Marcella Machado, a secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, a secretaria de Esporte e Cultura, a Marinha, o Corpo de Bombeiros, Policia Militar, o laboratório Gerardo Trindade, as Tendas Holliday, o Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Codema), a empresa Wamag e vários outros apoiadores do movimento.
Para o também idealizador do mutirão, Sydartha Moreno, “movimentos como esse é fundamental para que se possam reunir mais e mais pessoas em prol do meio ambiente e cuidados com o rio São Francisco. Agradeço, também, a todas as pessoas que nos ajudaram com essa limpeza. E fica o nosso convite para os próximos mutirões”, destaca Sydartha.
O sexto mutirão acontecerá no próximo sábado, 23 de setembro a partir das 7 horas. “Todos estão convidados em colaborar com a nossa proposta, e salientamos que quem puder trazer sacos de lixos, vassouras, pá, enxadas e demais recursos, será de grande valia para o bom andamento do nosso trabalho”, finaliza Sydartha.