Voluntários realizam séries de mutirões de limpeza no balneário das duchas em Pirapora

Publicado em: 22 de setembro de 2017

Uma série de mutirões de limpeza no balneário das duchas do rio São Francisco em Pirapora, norte do estado de Minas Gerais, vem sendo realizado desde o mês de agosto. Já são cinco finais de semana consecutivos que os moradores ribeirinhos – média de 60 voluntários por mutirão -, levam muita disposição na retira de lixos, entulhos e o mato alto que tomava conta de várias partes do rio.

Os moradores armaram tendas, levaram alimentos, refrigerantes e muita alegria para toda a manhã de sábado. O mutirão começa às 7h e se estende até às 13h. No primeiro dia o trabalho foi intenso e foram retirados quatro caminhões de entulho e mais de 30 sacos de lixo de 100 litros. Muitos cacos de vidro, garrafas plásticas, bitucas de cigarro, latas de refrigerante e cerveja, garrafas de vidro, entre outros objetos foram encontrados durante o movimento. De lá para cá já foram contabilizados a retirada de mais de 150 caminhões com lixos.

O evento é idealizado por Rhomário Magalhães e pelo representante da ONG, Movimento Ecológico do São Francisco de Assis, Sydartha Moreno. Segundo eles o mutirão não tem nenhum envolvimento político, porém, foi solicitada a ajuda da prefeitura e de seus departamentos que foram atendidos prontamente pela administração executiva.

O Rhomário agradeceu a todos que tiraram um tempo para “cuidar” do Velho Chico. “É importante o envolvimento de todos e agradeço o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), a prefeita de Pirapora, Marcella Machado, a secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, a secretaria de Esporte e Cultura, a Marinha, o Corpo de Bombeiros, Policia Militar, o laboratório Gerardo Trindade, as Tendas Holliday, o Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Codema), a empresa Wamag e vários outros apoiadores do movimento.

Para o também idealizador do mutirão, Sydartha Moreno, “movimentos como esse é fundamental para que se possam reunir mais e mais pessoas em prol do meio ambiente e cuidados com o rio São Francisco. Agradeço, também, a todas as pessoas que nos ajudaram com essa limpeza. E fica o nosso convite para os próximos mutirões”, destaca Sydartha.

O sexto mutirão acontecerá no próximo sábado, 23 de setembro a partir das 7 horas. “Todos estão convidados em colaborar com a nossa proposta, e salientamos que quem puder trazer sacos de lixos, vassouras, pá, enxadas e demais recursos, será de grande valia para o bom andamento do nosso trabalho”, finaliza Sydartha.