Secretaria de Saúde de Pirapora busca sugestões dos coordenadores para atender melhor
A Secretaria de Saúde de Pirapora reuniu os seus coordenadores na semana passada, no Centro de Educação Permanente em Saúde, com o objetivo de apresentar o relatório da Regulação de cada setor e buscar sugestões para garantir melhor atendimento do sistema de saúde em Pirapora.
O coordenador da assistência farmacêutica, Walmir Júnior, afirmou que a partir desta segunda-feira, 25 de junho, a Farmácia de Minas está funcionando normalmente. E informou que recebeu questionamentos a respeito de remédios, que são de responsabilidade do Estado.
“A Farmácia de Minas envia uma vez por mês a lista atualizada de todos os medicamentos disponíveis para as unidades. Nós trabalhamos conforme Ata do Estado, às vezes pode faltar medicamento porque alguns fornecedores estão atrasando o prazo de entrega, isso também vem acontecendo em outros municípios e têm sido pauta de reuniões de representantes da Secretaria de Estado da Saúde com entidades ligadas ao setor”, relatou Walmir.
A coordenadora da Vigilância Sanitária, Ana Paula Nery, falouque o trabalho da sua equipe consiste na fiscalização e prevenção, “trabalhamos para evitar que o usuário precise chegar à Atenção Primária”, diz.
Para a coordenadora das unidades de saúde de Pirapora, Joice Quadros, as equipes da Atenção Primária vem trabalhando de forma eficiente, tanto no atendimento quanto nas visitas. “O cadastramento dos usuários está bem adiantado e vai agilizar o serviço de marcação de consulta, melhorando assim; o tempo de espera para o atendimento”, explicou a coordenadora das UBS.
A coordenadora da Regulação em Saúde, Ângela Monteiro informou que, “o Complexo Regulador Municipal da SESAU compõe a Central de Marcação de Consultas e Exames. Atuamos ainda no controle e avalição, Tratamento Fora do Domicílio (TFD), serviço de fonoaudiologia, saúde auditiva, fisioterapia e outros serviços que chegam por meio das unidades de Atenção Primária e são encaminhados para especialistas. Agendamos ainda os exames de risco cirúrgico, anestésico, eletroencefalograma, endoscopia, USG, audiometria e outros exames laboratoriais”, destacou.
O diretor Administrativo e de Planejamento da Secretaria de Saúde de Pirapora, Valdson José de Resende, salientou a necessidade do trabalho integrado para a promoção e prevenção à saúde. “O trabalho executado de forma integrada e organizada proporciona melhor acolhimento ao usuário e garantia de acesso a todos os serviços”, afirmou.
A secretária Municipal de Saúde de Pirapora, Maria Cândida Fiúza, explicou que a rede municipal de saúde é extensa. “Temos que melhorar a qualidade na assistência e dar mais segurança aos pacientes. Sabemos que as demandas existem, mas é preciso que cada coordenador se responsabilize para solucionar as questões da melhor forma possível para a população”, ressaltou a secretária de Saúde.