Fórum Comunitário lota Centro de Convenções
Superou as expectativas o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef em Pirapora. A reunião teve por objetivo mostrar o diagnóstico atual de Pirapora em termos de números relacionados às ações inerentes aos direitos da criança e adolescente. O ato foi promovido pelo Núcleo de Cidadania do Adolescente (NUCA), inclusive com apresentações culturais, e aconteceu durante a tarde do dia 23/08/2018, no Centro de Convenções, às margens do rio São Francisco.
A articuladora do SELO UNICEF em Pirapora, Dra. Clarissa Lino explicou que graças à ação do poder público, em ampla parceria com a sociedade, está sendo possível fortaleceras políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, qualificando as políticasde promoção, defesa e garantia desses direitos.
“Parabenizo a todos os presentes e informo que com essa ampla participação neste Fórum estamos dando um passo importante para a conquista do SELO UNICEF. Vamos agora desenvolver capacidades dos gestores municipais com foco nos resultados”, explicou.
Segundo informou a secretária municipal da Família e Políticas Sociais, Heloísa Alves de Almeida Gribel, “estamos trabalhando com foco na assistência social, e, evidentemente, a garantia e o fortalecimento dos direitos da criança e adolescentetêm relação direta em nossa promoção das políticas públicas. Por isso, esse Fórum tem a missão fundamental em construir, juntos, o nosso avanço. Cumprimos, portanto, mais um passo de uma etapa em busca do SELO”.
O Fórum Comunitário contou com a divisão de equipes de trabalho que discutiram temas relevantes acerca dos direitos sociais e os números e estatísticas de Pirapora. O Selo UNICEF está articulado com políticas públicas estaduais e federais e iniciativas que têm por objetivo reduzir disparidades regionais, além de apoiar o Brasil no alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Divisão dos Grupos que participaram do Fórum:
Grupo 01 – Direito ao Registro Civil
Grupo 02 – Evasão Escolar
Grupo 03 – Programas, Serviços e Benefícios Socais
para famílias vulneráveis
Grupo 04 – Alimentação Infantil
Grupo 05 – Gravidez na adolescência
Grupo 06 – Pré-natal
Grupo 07 – Óbito Infantil
Grupo 08 – Qualidade da Educação
Grupo 09 – Direito à vida
Grupo 10 – Violência contra a criança e adolescente
Grupo 11 – Protagonismo Juvenil