Julho Amarelo: mês de luta contra as hepatites virais
A Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria de Saúde e seus departamentos entram na campanha “Julho Amarelo” e promovem o Dia “D”, nos dias 13 e 15, das 08 às 12 horas, no Centro de Saúde da Mulher com testagem rápida de hepatite B e C e na oportunidade, também, serão testados HIV e Sífilis.
A parceira também conta com o Centro de Promoção a Saúde (CTA) que convida a população a participar da testagem e aconselhamento proposto pelo Centro, localizado na rua Montes Claros (em frente a Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire).
Para o Dia “D”, as gestantes e demais pacientes que estarão presentes no Centro de Saúde da Mulher farão a testagem rápida de hepatite B e C e na oportunidade, também, serão testados HIV e Sífilis.
Para conhecimento
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.
Fonte: Ministério da Saúde (saúde.gov.br)