Setembro Azul e o Dia Nacional do Surdo
A Prefeitura de Pirapora por meio da Secretaria de Saúde comemora o Setembro Azul e o Dia Nacional do Surdo, data oficalizada em 2008 por meio do decreto de lei 11.796. O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), fundado em 1857 na cidade do Rio de Janeiro.
O Dia Internacional do Surdo ocorre no dia 30 de setembro, bem como o Dia Internacional do Tradutor Intérprete de Línguas de Sinais. Em 1999, a fita azul passou a ser usada pela comunidade surda como um símbolo de orgulho e de resistência e combate ao preconceito.
A campanha Setembro Azul foi criada para dar visibilidade à comunidade surda brasileira e conscientizar a sociedade sobre a importância da integração e do respeito a essas diferenças. A lei 10.436, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão no país foi aprovada pelo Congresso há 20 anos. A medida abriu espaço para o trabalho de intérpretes nas transmissões de programas de TV, vídeos na internet, principalmente em veículos públicos de comunicação