Crianças e Adolescente em Prioridade: Pirapora luta contra a violência
A Prefeitura de Pirapora, através do Comitê Municipal de Gestão da Rede de Cuidado e de Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (CMRPC) realizou na última terça – feira (26/03) uma reunião de orientação na Superintendência Regional de Ensino.
A reunião teve como objetivo apresentar o trabalho do comitê para a rede pública, privada, municipal e estadual de ensino. No encontro a promotora Dra. Ana Flávia Amorim, diretora Executiva do referido Comitê, explanou sobre a importância da lei 13.431/2017, que rege as ações e estabelece que os municípios criem o comitê para fortalecer o sistema que garante os direitos das crianças e adolescente e estabeleça fluxos para o atendimento de crianças que sofram ou testemunhem violência.
“Ficou acordado nessa reunião que quando houver suspeita ou a criança revelar algum tipo de violência, os profissionais da escola vão preencher o “Registro de Acolhida de Revelação Espontânea no Município” e acionar o conselho tutelar munidos de informação. E com isso evitar a revitimização da criança ao ter que contar várias vezes o que aconteceu” comentou Ana Paula Lima, diretora Executiva do Comitê.
Participaram ainda da reunião a secretária Municipal de Educação, Jacqueline Guimarães, a diretora educacional Eldaronice Queiroz, representando a superintendente de Ensino, Heloísa Gribel, diretores, especialistas da rede municipal de ensino, rede privada e estadual e membros do CMRPC.