Sucesso na 1º Jornada de Experiências Exitosas da Atenção Primária à Saúde de Pirapora

Publicado em: 15 de maio de 2024
Publicado por: Kelly Cristina

Nos dias 7, 8 e 9 de maio aconteceu a 1º Jornada de Experiências Exitosas da Atenção Primária à Saúde de Pirapora e a celebração da Semana da Enfermagem. O evento teve a abertura solene no Portal de Eventos e seguimento no Centro de Educação Permanente em Saúde. Contou com a parceria da BioMarin Brasil,  empresa farmacêutica presente no Brasil desde 2007, levando as melhores e mais modernas terapias aos pacientes que vivem com doenças genéticas raras. “A nossa cultura gira em torno da crença de que nenhuma doença deve ficar sem tratamento, e nossa equipe é incentivada a descobrir, desenvolver e comercializar medicamentos que forneçam aos pacientes, suas famílias e cuidadores, esperança para as situações em que não havia o que fazer”, destacou a representante comercial da Biomarim, Elisabeth Costa.

“A comunidade BioMarin reflete o progresso que buscamos na promoção de uma força de trabalho, diversificada, equitativa e inclusiva”, destacou o enfermeiro e diretor assistencial da saúde, Gilson Paulo Santos Nascimento, que  na oportunidade, no dia 8, ministrou a palestra: Os 30 anos de saúde da família.

Neste ainda foi realizada a palestra com o tema: “Saúde Viver na APS de Pirapora”, por Mariana Cláudia Pereira Barbosa e a palestra educativa da Biomarim Brasil sobre as MUCOPOLISSACARIDOSES E ACONDROPLASIA por Dra Ellen Fernandes, endocrinologista, pediatra do hospital das clínicas UFMG, professora do curso de medicina da FUNORTE, que elucidou que a Acondroplasia é o nome da doença rara, popularmente conhecida como  nanismo.

“O nanismo pode afetar mulheres e homens indistintamente que, salvo raríssimas exceções, mantêm a capacidade intelectual preservada e podem levar vida normal e de boa qualidade. Em muitas situações, porém, as pessoas com nanismo são obrigadas a lidar com o preconceito e a discriminação social e a contornar as dificuldades de acesso em ambientes preparados para receber pessoas mais altas. Por isso, muitas vezes, precisam de ajuda para realizar tarefas simples, como utilizar o caixa eletrônico e transporte público, por exemplo, alcançar os produtos nas prateleiras de supermercado ou abrir uma porta. Também podem sentir dores no corpo”, explicou a médica Helen Fernandes, responsável pela capacitação de doença rara no Norte de Minas.

“Na BioMarin nos consideramos pioneiros dispostos a buscar novas soluções para abordar os desafios sérios e debilitantes impostos pelas doenças raras. Somos motivados pelo desejo de ajudar a melhorar a vida dos pacientes com necessidades médicas ainda não atendidas”, e por isso estamos aqui para dar a Atenção Primária de Pirapora, todo o apoio necessário ao diagnóstico e tratamento precoce da acondroplasia e das mucopolissacaridoses, pois forneceremos a partir de então, os testes genéticos para todos os casos suspeitos identificados pelos profissionais da APS, que nos for direcionado,  explicou Elizabeth Costa.

“Este evento é mais uma oportunidade para promover saúde de qualidade a população de Pirapora”, afirmou o secretário de saúde, Rafael de Paula Lana.

Na parte da tarde, deu início às apresentações de Experiências Exitosas na APS, com a apresentação do “Cantinho da Criança”, pela equipe da UAPS Santa Mariana, “A APS no Cuidado aos Idosos em Instituições de Longa Permanência”, pela equipe da UAPS Antônio Senra, e o “Circuito Saúde”, pela equipe da UAPS Vereador Ulde Gomes.

Na quinta-feira, 9, teve a palestra: O papel do enfermeiro na assistência ao paciente oncológico por  Marcus Vinícius Brant, seguida da apresentação das experiências exitosas:  “Fluxograma de atendimento de uma Unidade de Atenção Primária à Saúde”, pela equipe da UAPS Joseilson Fonseca, “Monitoramento na APS de Pirapora” pela  equipe de monitoramento, planejamento e avaliação da coordenação de APS.  E ainda, “Acolhimento, triagem e classificação de risco pelo enfermeiro, com o Sistema Viver”, pela equipe da UAPS São Geraldo 3.

Para a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Aline Fagundes, essa primeira Jornada representa um momento importante no resgate do cuidado, “sempre celebramos o dia do Agente Comunitário de Saúde, o dia do Dentista, dia do Enfermeiro, e do Médico, mas desta vez resolvemos fazer uma jornada de todos”. E homenagear enfermeiros, técnicos e todos os profissionais. Nosso objetivo é, “integrar os participantes em uma rede sistêmica de conhecimento, como forma de dar visibilidade as experiências realizadas dentro da Saúde da Família, bem como, valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação das pesquisas na área da Atenção Primária à Saúde, possibilitando um ambiente de análise e reflexão que permita o aperfeiçoamento técnico, cientifico e cultural, com vistas ao fortalecimento da APS”, destacou a coordenadora.

No encerramento conforme avaliação da banca, houve empate entre as experiências “Fluxograma de atendimento de uma Unidade de Atenção Primária à Saúde” e “Monitoramento na APS de Pirapora”, e então ambas levaram o primeiro lugar, que foi uma decisão com o intuito de demonstrar o reconhecimento da SESAU quanto a importância da produção científica para a saúde de Pirapora, de forma a promover a motivação das equipes para novas produções e publicações na esfera da saúde, reforçou o secretário de saúde, externando muita satisfação em ver as experiências produzidas pelos profissionais da APS de Pirapora, pois esse é o legado que fica.