Pirapora em Pauta: Mulheres Articuladoras Rumo à Igualdade

Publicado em: 16 de maio de 2024
Publicado por: Anna Carolina Palma

O Prefeito de Pirapora, Alex Cesar recebeu em seu gabinete na tarde de terça, (14/05), representantes e lideranças femininas do município.

Com objetivo ouvir e receber as demandas, a reunião foi agendada pela secretária da Família e Políticas Sociais, Bilu Diniz que garantiu o compromisso da gestão com as mulheres ao anunciar a implantação da delegacia da Mulher e um seminário para a população LGBTQIA+.

“Destacamos também a iniciativa da secretaria em promover o primeiro seminário LGBTQi+ em junho, demonstrando um compromisso concreto com a garantia dos direitos humanos e o respeito à diversidade” frisou a secretária Bilu Diniz.

Outro ponto importante discutido foi os direitos da mulher trans que sofre com o abandono social e a falta de políticas publicas direcionadas.

No encontro as mulheres se apresentaram e falaram sobre suas necessidades, desde saúde, emprego, cuidado com mães adolescentes, empreendedorismo, políticas para mães atípicas, inclusão das mães solo no mercado de trabalho, entre outros tópicos.

Um dos pontos altos da reunião, foi a proposta do prefeito em criar um fórum para que as mulheres expressem suas necessidades e contribuam na elaboração de políticas mais inclusivas e igualitárias. Além disso, foi sugerida a realização de rodas de conversa com homens, visando promover uma reflexão sobre a importância da equidade de gênero em nossa sociedade.

“Estou vendo aqui muitas lideranças e é importante frisar que existem as políticas, mas precisamos melhorar, aqui temos representantes, mas precisamos ouvir das mulheres o que elas precisam, chamar a sociedade para criar essas propostas e estamos aqui para implementar” comentou o prefeito.

Na oportunidade o chefe do executivo, também assinou a lei que regulamenta o Fundo Municipal da Mulher.

Participou da reunião os secretários de Governo e Desenvolvimento Econômico, Paulo Rogério e Hélio Junior, respectivamente.