Os avanços do programa Mãe piraporense

Publicado em: 22 de maio de 2024
Publicado por: Kelly Cristina

O Centro de Saúde da  Mulher está oferecendo consultoria gratuita de amamentação pelo SUS, caso a mulher esteja com dificuldades para amamentar, sentindo dor na mama ou fissuras, ducto obstruído e outras dúvidas ligadas a gestação, pode procurar o centro e as unidades de saúde.

“Dentro da consultaria de amamentação além das orientações e avaliação das mamas um dos diferenciais deste atendimento é a laserterapia que além de tratar algum problema na mama, estimula a produção láctea. Outro diferencial do programa é a utilização do instrumento chamado plano de parto, a carta da mãe como ela deseja seu parto. O preenchimento está sendo realizado pela parceria com a atenção primária garantido a humanização do atendimento da gestante”, informou a enfermeira e coordenadora, Sabrina Rocha.

“Amamentar é emocionante, mas pode ser desafiador”, Luci Sobievisky.

Dando continuidade as etapas de implantação do programa de governo Mãe piraporense no Centro de Saúde da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde está ofertando, duas consultas de puericultura ao bebê ( com 30 dias e 06 meses) com o pediatra Dr. Getúlio.

O programa “Mãe Piraporense” aconteceu na cidade em três etapas. Na primeira foram realizadas capacitações dos profissionais da rede materno-infantil, depois o inicio do programa nas unidades e no Centro da Mulher. Nessa última etapa, o programa já acontece de forma plena e efetiva com a avaliação dos indicadores no mês de julho e as premiações às unidades em destaque.

O sucesso deste programa está na parceria com a rede de atendimento da gestante, puérpera e recém nascido, atenção primária e as unidades de saúde, CEAE, fundação hospitalar que acreditaram no programa e na relevância dele para a diminuição dos índices de mortalidade materno infantil, humanização do parto, melhoria da amamentação exclusiva até os 06 meses.

Qualquer dúvida em relação a maternidade, como por exemplo o desenvolvimento da diabetes gestacional, podem procurar o Centro de Saúde da Mulher. A diabetes gestacional é um tipo de diabetes que ocorre especificamente durante a gestação e, sem tratamento, pode levar a uma série de complicações. Na maioria dos casos, a doença não provoca nenhum sintoma, para a mãe, os riscos incluem chance aumentada para pré-eclâmpsia, parto prematuro, diabetes no futuro e risco de aborto. O tratamento é feito com o acompanhamento médico, principalmente com dieta balanceada, atividade física regular e medicamentos, como o uso de insulina subcutânea.