Campanha de vacinação e dia D contra a Poliomielite

Publicado em: 13 de junho de 2024
Publicado por: Kelly Cristina

No sábado (8), ocorreu em toda a cidade o Dia D contra a Poliomielite. O objetivo da campanha e do dia D é reduzir o numero de crianças não vacinadas e reforçar medidas para a erradicação da doença.

A campanha deste ano foi lançada pelo Ministério da Saúde no último dia 27 de maio e vai até 14 junho. A meta de 2024 é imunizar no mínimo 95% do público-alvo – cerca de 13 milhões de crianças menores de 5 anos de idade.

De acordo com a técnico de enfermagem, Renata Medeiros Torres, as pessoas precisam se vacinar mais, “ desde a época da pandemia, quando foram publicadas várias ‘fake news’, houve uma queda no índice de procura pela vacina contra a pólio. Os pais precisam entender que a campanha de vacinação é necessária, é uma questão de segurança”.

A secretaria de saúde de Pirapora, destaca a importância da vacinação. “Dos três tipos de poliovírus selvagem (tipos 1, 2 e 3), o poliovírus selvagem tipo 2 foi erradicado em 1999 e o de tipo 3 foi declarado erradicado em 2019. Toda esta conquista se deve ao uso das vacinas e a realização de campanhas de imunização que chegavam a aproximadamente 100% de cobertura. Porém com as baixas coberturas vacinais nos últimos anos a poliomielite voltou a ser uma preocupação para a saúde pública, com risco de reinserção no território nacional. Por tudo isso é muito importante vacinar nossos filhos. A paralisia infantil tem que ficar no passado”, explicou a enfermeira responsável pela imunização e vigilância em saúde, Sabrina Gitirana.