SESAU inicia alinhamentos para o Programa Miguilim: saúde ocular e auditiva dos alunos da rede pública

Publicado em: 17 de junho de 2024
Publicado por: Kelly Cristina

A Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora informa que acontecerá em toda microrregião o Programa Miguilim. O financiamento do Miguilim tem participação dos governos estadual e dos municípios. A implementação das ações envolveu a Secretaria de Educação, GRS e os serviços municipais de Atenção Primária à Saúde.

Miguilim é um personagem do livro “Manuelzão e Miguilim”, publicado em 1959 pelo escritor mineiro Guimarães Rosa. Ele é um garoto do sertão e não entende o universo dos adultos. Um dia, ganha uns óculos e começa a enxergar o mundo de uma forma diferente e a descrever tudo de maneira intensa, cheia de impressões que antes desconhecia.

Para o sucesso do programa, em Pirapora foram realizadas reuniões na semana passada, com os diretores da rede municipal de educação, GRS, a rede de cuidados da pessoa com deficiência e também com os profissionais de saúde da rede reguladora, atenção primária, especializada e PSE. No dia 14, detalhes da implantação foram discutidos no Centro de Educação Permanente em Saúde. Neste primeiro momento o programa vai começar atuando no seguimento de saúde ocular, com a triagem dos estudantes que serão escolhidos e encaminhados pela escola para consultas oftalmológicas, com a devida permissão dos pais e a concessão de óculos, caso haja necessidade.

Segundo informações da coordenação do programa da SESAU-Pirapora, Priscila Miranda, “posteriormente será implementado também o seguimento de saúde auditiva”. Ela explica que, “a implementação do programa foi aprovada por meio da deliberação 4.284, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS). O Programa Miguilim objetiva a promoção auditiva e ocular de educandos da educação básica para se evitar comprometimentos no desenvolvimento e no aprendizado. O módulo visual inicia com estudantes de 05 a 18 anos”, explicou.