Alunos da Rede Municipal de Ensino foram premiados pelo Projeto Ler é Viver

Publicado em: 21 de junho de 2024
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

Fruto da parceria da Prefeitura da Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria Municipal de Ensino (SEMED), e o Instituto Gil Nogueira (IGN), o Projeto LER É VIVER, desenvolvido durante o primeiro semestre na Rede Municipal de Ensino, foi concluído nesta semana, com a entrega das medalhas de ouro, prata e bronze para os estudantes de 06 a 12 anos com os melhores desempenhos.

Com a proposta central de combater o analfabetismo funcional e o de aprimorar a capacidade de leitura e de interpretação textual dos alunos, a iniciativa promoveu diversas oficinas de contação de histórias, conduzidas pela equipe da IGN e dos professores da SEMED. Todos os conteúdos são cuidadosamente selecionados para cada faixa etária e os livros da literatura infanto-juvenil foram fornecidos ainda no início do semestre pelo instituto, que conta com vários patrocinadores, dentre eles a Minasligas.

Baseado nos critérios e métodos pedagógicos que fundamentam o projeto e no desempenho dos alunos, os destaques foram premiados com a medalha de OURO: para todas as crianças que leram e interpretaram 15 livros + pergunta interpretativa; com a medalha de PRATA: para todas as crianças que leram e interpretaram de 13 a 15 livros e a Medalha de BRONZE: para todas as crianças que leram e interpretaram de 6 a 12 livros.

Dentre as escolas participantes, esteve a Escola Municipal Mathilde Cordeiro, que teve cinco professoras premiadas, 21 alunos condecorados com medalhas de ouro, 85 de prata e 161 de de bronze.