Diversidade em pauta: 1° Seminário LGBTQIAPN+ é realizado em Pirapora

Publicado em: 23 de junho de 2024
Publicado por: Anna Carolina Palma

A tarde de quinta – feira, 20/06, ganhou novas cores em Pirapora, pois o 1° Seminário LGBTQIAPN+ foi realizado. O evento mobilizou grande parte da população e convidou todos a refletir sobre a importância do respeito e inclusão.

Realizado pela Prefeitura, através da Secretaria da Família e Políticas Sociais esse primeiro encontro marca uma nova era na gestão, onde serviços públicos de inclusão serão discutidos e maximizados. Participou do evento como represente do grupo LGBTQIAPN+, Andreia Mortágua, ela falou sobre a oportunidade de discutir um assunto tão sensível.

“É um fato inédito a comunidade ser acolhida nesse momento, foram muitas lutas a militância é grande, são pessoas que estão conosco a muito tempo isso é um marco para Pirapora. O acolhimento deve existir e temos que lutar pela nossa travestibilidade de uma forma natural, todos são obrigados a respeitar” comentou Andréia.

Também prestigiou o evento a deputada Estadual, Leninha, ela ressaltou a importância de criar oportunidades para que temas como esse sejam amplamente debatidos. O prefeito de Pirapora, Alex Cesar fez um comovente relato sobre situações de violência, ocorridas em diferentes ocasiões com três piraporenses, que tiveram as suas vidas ceifadas, são eles: Paulinho, Nino e Bombom.

“A política deve ser para todos e faltava isso em nosso mandato, existia essa lacuna e nós temos que buscar soluções para preencher esse espaço. A população precisa participar desse momento, esse é o primeiro de muitos e eu gostaria que cada evento desse tivesse o nome de uma pessoa que nos representa, e que esse seminário de hoje, levasse o nome de “Bombom”, ele era uma pessoa emblemática e folclórica de Pirapora e se foi pelo simples fato de ser ele. Que essas pessoas façam parte da nossa vida do jeito que elas são e quiserem ser e é para isso que sou prefeito para que a política seja para todos” finalizou Alex.

A tarde seguiu e foi dividida em três palestras com os temas: Políticas Públicas do Governo Estadual para a população
LGBTQIAPN+; Mães pela liberdade que compartilhou histórias, ações e vivências; O Cuidado com a Saúde da População LGBTQIAPN+. E para falar sobre: Avanços, Desafios e Perspectivas para a População LGBTQIAPN+, Luciana Galiza foi convidada.

A Secretária da Família e Politicas Sociais, Bilu Diniz, encerrou o evento, agradecendo a equipe da SEFAM e toda comissão organizadora do Seminário. Ela citou que mesmo com inúmeros desafios o objetivo da tarde foi alcançado e que outros momentos para discursões sobre diversidade, serão realizados em Pirapora.

Participou da tarde os vereadores, Eder Danilo e Max, a defensora Pública, Júlia Dalcim, os secretários municipais, Paulo Rogério, Flávio Santos e Jacqueline Guimarães, representantes das Industrias Cedro Textil e Minas Ligas e servidores das secretarias da Família, Saúde, Educação, e Guarda Civil Municipal. O seminário também contou com as apresentações artísticas de Elaine Mourão, Fatyô Diniz, Douglas Neves e do grupo de dança Zabelê.