I Seminário Microrregional de Cuidados Paliativos

Publicado em: 25 de junho de 2024
Publicado por: Kelly Cristina

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do setor de Oncologia realizou no dia 21 de junho, o I Seminário Microrregional de Cuidados Paliativos no CEPS em Pirapora, são cuidados de saúde ativos e integrais prestados à pessoa com doença grave, progressiva e que ameaça a continuidade de sua vida.

O evento contou com a palestrante, a médica paliativista e coordenadora da equipe de Cuidados Paliativos do hospital Dilson Godinho e professora de Cuidados Paliativos da UNIMED, a dra. Larissa Giovana Barbosa Souto.

“Cuidados Paliativos são uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes (adultos e crianças) e suas famílias que enfrentam problemas associados a doenças que ameacem a vida. Previne e alivia o sofrimento através da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e de outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual, explicou a médica. Ela também falou sobre as formas de triagem e abordou os princípios dos cuidados paliativos.

“Qualquer pessoa que tenha uma doença ativa, grave e progressiva que apresenta risco de morte tem indicação para cuidados paliativos”, salientou o médico paliativista do hospital Risoleta Tolentino Neves, dr. Leandro Hygino Versiane Fonseca. Ele ministrou palestra sobre “Cenários para cuidados paliativos especializados e atuação da equipe multidisciplinar”.

“É importante conhecer quem é o meu paciente, além da doença e descobrir o que faz sentido para ele e para a sua família. Isso é tratamento humanizado”, ressaltou o médico.

“Segundo pesquisas o Brasil é um dos priores lugares para se morrer, por isso se faz necessário melhorar as políticas públicas”, destacou a dra. Ana Laura Costa, psicóloga da Fundação Sara de Montes Claros. Ela falou também sobre “Atuação do Psicólogo na abordagem paliativa”.

“Este evento foi idealizado no ano passado quando me deparei com pacientes com doença progressiva incurável que necessitavam de maiores cuidados e alivio da dor e sintomas. 65% dos inscritos neste seminário não tinham nenhum curso anterior sobre esse assunto, e é altamente necessário falar sobre cuidados paliativos pois, cada vez mais vamos atender pacientes que precisam de uma atenção especial”, relatou Priscilla Miranda, coordenadora da Atenção Especializada em Saúde de Pirapora.

O diretor de Gestão e Assistência em Saúde, Gilson Nascimento agradeceu a presença do presidente da fundação hospitalar de Pirapora, Paulo Rogério, dos vereadores, e parabenizou o prefeito Alex Cesar pela conclusão da Unidade de Extensão em Oncologia Clínica de Pirapora que será realizada no próximo dia 28 de junho, às 8h com a presença de várias autoridades.