Pirapora foi condecorada com o Selo Ouro do MEC por compromisso com a alfabetização

A Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), conquistou um reconhecimento inédito e insuperável, por todo o conjunto de investimentos, esforços e sucesso nas suas políticas públicas implementadas, com o recebimento do Selo Ouro Nacional Compromisso com a Alfabetização do Ministério da Educação (MEC).
No evento realizado em Brasília no dia 10 de fevereiro, a secretária de Educação de Pirapora, Jacqueline Guimarães, representou o município e foi condecorada com o prêmio, considerado o ápice neste segmento educacional. Conforme o Decreto nº12.191 de 2024, o selo atesta as boas práticas das secretarias de educação estaduais, municipais e distrital voltadas a assegurar o direito à alfabetização das crianças. O emblema é dividido em três categorias: bronze, prata e ouro.
Estratégia adotada pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), a iniciativa visa incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE). Neste contexto, Pirapora alcançou com louvor todos os critérios propostos, ao obter 100 pontos na avaliação do MEC.
De acordo com Jacqueline Guimarães, a trajetória dessa conquista foi iniciada ainda no ano de 2023, quando a SEMED aderiu ao Pacto Nacional Criança Alfabetizada, em regime de colaboração com os Governos Federal e Estadual e em 2024 participou de uma avaliação promovida pelo MEC, a qual mensurou a eficiência de todo o planejamento e execução das ações desenvolvidas pela SEMED.
“Foi um compromisso assumido com o respaldo do prefeito Alex César que agora representa a coroação do trabalho de todos. Aderimos aos programas e parcerias para desenvolver a cultura da leitura, além da valorização dos nossos profissionais, que tiveram o devido reconhecimento da sua importância e foram estimulados e capacitados para combater a defasagem na leitura e escrita dos nossos alunos. Associado a isso, tivemos os investimentos na estrutura escolar e no material didático em prol de uma alfabetização sólida”. Comemorou a secretária.