Saúde merece cuidados especiais antes, durante e após folia
A Prefeitura de Pirapora através da Secretaria de Saúde, durante o carnaval, orientou os foliões para os cuidados essenciais com a alimentação, o uso excessivo de bebidas, a pele para se protegerem do sol e das doenças sexualmente transmissíveis.
Para a secretária de Saúde, Maria Cândida Fiúza, o carnaval de Pirapora foi um sucesso, “tivemos poucas ocorrências em relação ao excesso de álcool e outras referente à desidratação. Então é preciso ficar alerta para evitar esses problemas e aproveitar a festa ao máximo. A ambulância esteve à disposição da população todos os dias na Salmeron”, relatou a secretária de Saúde.
Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária de Pirapora, Ana Paula Neri, as barracas foram inspecionadas anteriormente, com base no instrumento normativo: Lei Estadual 13.317/99 – Código de Saúde do Estado de MG; RDC-43/2015 e Código de Postura do Município de Pirapora – Lei 1475/97, assim como também os pontos de apoio que são as residências.
“A maioria das barracas e ambulantes que participaram da festa foram fiscalizados. A Visa fez um pente fino no circuito da orla e recolheu alguns tipos de maionese caseira em bisnaga, o correto é o uso do sache”, disse.
Além da fiscalização local, a Visa realizou uma reunião há um mês, com o objetivo de clarear as regras: as barracas deveriam ter a licença sanitária; as estruturas utilizadas para a montagem das instalações e dos serviços de alimentação devem estar em condições adequadas de higiene e conservação, ser de fácil limpeza e preferencialmente de cor clara; o ambiente de manipulação de alimentos precisa ser devidamente limpo e higienizado; os resíduos ser frequentemente coletados e estocados em lixeiras com tampas. Também foram adotadas medidas preventivas, para evitar a presença de vetores e pragas, e outros procedimentos, como o uso da touca e acessórios adequados”, ressaltou a coordenadora da Visa.
As equipes do Centro de Promoção a Saúde de Pirapora trabalharam todos os dias do carnaval, realizando a distribuição de preservativos. Foram organizadas blitz na porta dos principais supermercados, em frente a 102 fm, entrada da cidade, e no semáforo da Avenida Brasil.
O coordenador do Centro de Promoção a Saúde, Luiz Henrique fez um alerta importante aos pais, para que tenham cuidado com o uso indevido de álcool na adolescência. “A atenção deve ser redobrada com filhos adolescentes. Além do uso excessivo de álcool por parte de algumas pessoas, fica esse conselho principalmente para quem vai dirigir, o alerta em ambos os casos tanto para jovens como para adultos é para evitar situações que lhe tragam prejuízos após esse período. E frisou, a relação sexual precisa ser feita com segurança; a camisinha é a forma correta para evitar as Ists (Infecções sexualmente transmissíveis)”, salientou o coordenador.