Prefeita Marcella assina convênio para obra na ETA II
Na manhã da última quarta-feira, 24, a Prefeita Marcella Fonseca participou da reunião de prevenção de enchentes em áreas de risco. Realizada pelo comitê da bacia hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) no Hotel Canoeiros. O encontro contou com a presença do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, da coordenadora da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, Silvia Freedman, do diretor do SAAE, Esmeraldo Pereira, do diretor de Defesa Civil, Jair Gomes, dos vereadores, Keke Viana, Luciano Rodrigues, Itamar, e dos secretários municipais.
A reunião teve como objetivo tratar de prevenção quanto aos possíveis impactos das cheias na bacia do Rio São Francisco, ocasionados principalmente por ocupações irregulares em áreas de proteção permanente e também pelas condições de assoreamento e degradação do rio. Para aproveitar o momento com todos os representas do CBHSF, a Prefeita Marcella assinou o termo de cooperação técnica entre o SAAE e o comitê da bacia hidrográfica do Rio São Francisco.
Esse convênio vai financiar a construção da obra de captação de água da ETA II, solucionando a falta de água nas áreas norte, leste e distrito industrial do município que correspondem a 60% de Pirapora e atende mais de 36 mil pessoas. Celebrado no valor de um milhão duzentos e cinquenta mil reais, o custo dessa obra impossibilitava o município de realiza-la, devido ao momento de crise econômica. Tendo dimensão do impacto negativo que a falta de água causa na vida das pessoas a Prefeita Marcella foi em busca do comitê com projetos para conseguir esse recurso:
“Nós temos enfrentado diariamente essa dificuldade e não podíamos deixar de nos sensibilizar com o sofrimento da nossa população. Pirapora cresceu muito e a capitação da ETA II, deixou de ser suficiente, agora com essa obra vamos ficar livres desse problema por no mínimo 20 anos, após esse período devemos reanalisar, devido ao crescimento populacional”, observa Marcella.
O diretor SAAE, Esmeraldo Pereira, afirma que a autarquia vai fiscalizar a obra “Vamos acompanhar cada passo da construção e assegurar que ela seja bem feita. Com essa parceria vamos garantir a segurança hídrica para Pirapora e região” finaliza Esmeraldo.
O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, ressaltou que “o papel do Comitê que vai, além de reverter integralmente os recursos da cobrança da água em projetos de revitalização e segurança hídrica para a população, é o investir em planejamento, sensibilização governamental e social para com a preservação do rio.”
A Prefeita Marcella, finalizou seu discurso reafirmando que suas ações são em beneficio para a população:
“O tempo é curto, comparado a todas as coisas que a nossa gestão quer fazer pelo município, por isso aos poucos mesmo com falta de dinheiro e repasses do governo, vamos ultrapassando barreiras. Tive que fazer escolhas difíceis, e entendo que o povo anseia por mais. Porém esse ano conseguimos asfaltos e calçamentos, construção e reformas de UBS, uniforme para nossas crianças, merenda de qualidade, atendimento médico domiciliar e os serviços prestados pela Prefeitura continuam. Assinar esse termo é coroar 2018 como um ano de vitórias, pois foram muitas batalhas, mas o povo de Pirapora venceu e o troféu é saúde, educação e qualidade de vida e isso nós temos aqui”, finaliza Marcella.