NASF Pirapora faz Campanha de Prevenção ao Suicídio
Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, a taxa de suicídio no Brasil aumentou 7% a cada 100 mil habitantes. A depressão é uma doença patológica em que a tristeza é intensa e duradoura.
Pensando em sensibilizar a população, prevenir a doença e o suicídio, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, nesta quinta-feira, 12 de setembro, uniu forças com a UAPS do bairro Industrial para realizar uma blitz educativa no semáforo da avenida Brasil.
“Nossa equipe achou muito importante fazer essa mobilização,o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A equipe da UAPS Industrial que é bastante atuante na cidade, sempre esteve junto conosco. A depressão é coisa séria, não é um estado de espírito, não é falta de fé e nem sempre a pessoa demonstra tristeza, não é moleza, quem sofre de depressão tem uma dor insuportável e não vê saída na vida. Por isso, é importante o apoio das pessoas mais próximas, o respeito e o tratamento médico adequado. Muitos fatores contribuem para desencadear a doença, como experiências frustrantes e estressantes e o acúmulo de vários fatores: genética, mudança neurobiológica e causa ambiental”, explicou o psicólogo do NASF, Wesley Fabrício Silva.
“Diante de uma pessoa sob o risco de suicídio não se deve condenar, julgar, dar sermão ou palavras de incentivo, incentive-a a buscar ajuda médica, profissional de saúde mental, conselheiro ou assistente social e ofereça-se para acompanha-la, se ela estiver em perigo imediato, não a deixe sozinha”, informou a assistente social, Priscila Miranda.