Piraporartes se torna um capítulo da história cultural piraporense
O final de semana foi mágico para a história cultural de Pirapora. Com uma programação recheada de artistas locais e de grandes nomes do teatro nacional, além de uma mega estrutura, o Festival Cultural "Piraporartes, no circuito do sol", proporcionou para o seu público, que esteve na Praça da Estação, conhecimento, nostalgia e emoção, ao reviver no palco, a época de ouro do rádio brasileiro.
A abertura, na noite de sexta-feira (04/10) oportunizou a participação da Banda Fanfarra Federal do IFNMG. Com seus instrumentos, a garotada mostrou todo o seu talento, ao acompanhar o ritmo de músicas tradicionais e dos principais hits da atualidade.
Com as centenas de cadeiras lotadas, o espetáculo Rádio Nacional, o Musical apresentou cenários, minuciosamente, preparados e uma composição de elenco extraordinária, que dentre inúmeros personagens, alternou encenações e interpretações de canções que imortalizaram ícones como Ângela Maria, Emilinha Borba, Ary Barroso, Dalva de Oliveira e Cauby Peixoto. Fechando a primeira noite, o pagodeiro Neytinho cantou, em parceria com o Bloco Pira-Pirô, os sambas que se tornaram trilhas sonoras da história brasileira.
Na manhã do sábado (05/10) os artistas estiveram no Clube Literário Tamboril, onde acompanharam o grupo piraporense Zabelê, que contou histórias para o público da vida sertaneja e ribeirinha. De volta ao palco da Praça da Estação à noite, foi exibido, mais uma vez, Rádio Nacional, O Musical. Em seguida, a atriz global Helga Nemetik estrelou O Musical dos Musicais. Para consolidar o sucesso do Festival Cultural Piraporartes, o evento foi encerrado com uma nova apresentação do grupo Zabelê e dos Barranqueiros com a participação especial de Júlia Ribas.
Legado cultural
Apoiado pela Prefeitura de Pirapora, através das Secretarias de Cultura e Infraestrutura, o Piraporartes foi uma realização da Tear Projetos, em parceria com empresas piraporenses. O evento foi viabilizado pela Lei de Incentivo a Cultura.
Idealizador do Festival Cultural, o diretor de produção, Wesley Júnior Figueiredo, fez um balanço muito positivo do Piraporartes e destacou a parceria da Prefeitura de Pirapora. "Foi vital o apoio e suporte que recebemos de toda a equipe da Prefeitura. Quero agradecer a todos os setores e servidores que se empenharam, para a realização deste sonho. Espero que seja o ponto de partida, para parcerias futuras em prol de novos eventos desta grandeza, os quais enriquecem a nossa cultura". Ressaltou o diretor de produção.
Presente no evento, a prefeita Marcella Ribas classificou o Piraporartes, como histórico. "Há muitos anos, não tínhamos em Pirapora, algo tão grandioso e relevante para a nossa cultura. A mobilização que foi feita, entre todos os envolvidos, foi fundamental para que este evento entrasse para a nossa história. Parabéns a Tear Projetos pela iniciativa e todas as empresas e órgãos, que transformaram esse sonho em realidade. A Prefeitura de Pirapora não medirá esforços no apoio para projetos tão bem conduzidos assim".