Capacitando produtores, desenvolvendo regiões
Construir o Empoderamento da Agricultura Familiar é fundamental pois 70% do alimento consumido em nosso país é oriundo dessa área produtiva, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Por isso, a Prefeitura de Pirapora (em parceria com o Sebrae, Cooperativa AM São Francisco e Agência de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável do Brasil – ADESB) realizou o II Seminário de Empoderamento da Agricultura Familiar do município.
Durante a abertura do evento, na quinta-feira (18), foi composta mesa de honra com as diversas autoridades e especialistas do desenvolvimento. Em seguida os presentes ouviram palestra da empreendedora da agricultura familiar, Luciana Balbino. A empresária é do município de Areia – Paraíba e foi eleita pela revista Forbes em outubro de 2021, uma das 100 mulheres mais poderosas do agronegócio.
Durante os dois dias de evento, foram realizadas palestras e oficinas das temáticas sobre Cotonicultura, Fruticultura, Fumicultura, Apicultura, Bovinocultura, Piscicultura, Horticultura, Legislação Tributária para o Agricultor Familiar e Pecuária no Semi Árido.
Com participação massiva das comunidades rurais de Pirapora e municípios circunvizinhos, o seminário contou também com a participação de diversas autoridades regionais que fortaleceram o debate acerca das oportunidades do agro paras as famílias que desejam se capacitar para atuar nas diversas áreas do desenvolvimento. No espaço também ocorreu a exposição de máquinas, implementos agrícolas, artesanato e produtos da Agricultura Familiar da região.
O prefeito Alex Cesar reforçou a importância do evento: “Realizar um evento desse porte, com a presença de tantas famílias, especialistas, técnicos, autoridades e parceiros é fundamental para nossa região que tem um potencial produtivo incrível, em diversas áreas. Além disso, precisamos falar das estradas e do escoamento dessa produção que precisa chegar aos fornecedores e clientes. Agradecemos a participação e dedicação de todos os envolvidos nesse seminário que nos permite a criação de negócios sociais sustentáveis, estimula o empreendedorismo e contribui de maneira eficiente na redução de impactos ambientais”.