Parceria da SEMED e SEJUC promove oficinas de xilogravura para alunos da Educação em Tempo Integral de Pirapora

Publicado em: 17 de outubro de 2024
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

Os alunos da Educação em Tempo Integral da Escola Municipal Coeli Ribas participaram, nas últimas semanas, do Projeto “Patrimônio Cultural de Pirapora”, viabilizado através da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e a Secretaria de Cultura (SEJUC). Os estudantes puderam conhecer mais sobre os princípios de preservação e ações que são desenvolvidas em Pirapora, para a manutenção de seus patrimônios e riquezas.

Nas oficinas desenvolvidas pelo diretor de Patrimônio da cidade, Adélio Brasil, a xilogravura foi uma grande novidade para toda a comunidade escolar envolvida. A técnica de impressão em relevo na gravura estimulou a criatividade e a valorização da tradição piraporense, utilizando como referência os pontos turísticos da cidade. De acordo com Adélio Brasil, o objetivo é condicionar os alunos a fabricarem bolsas, com a referida prática, dentre outras possibilidades. “Sobretudo, estamos plantando sementes nessas crianças para a valorização e a sustentabilidade da nossa cultura barranqueira e dos diversos patrimônios piraporenses”. Frisou o diretor da SEJUC.

Dentro do planejamento desta parceria entre SEMED e SEJUC, as oficinas serão levadas também para os alunos atendidos pela Educação em Tempo Integral da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, a partir do mês de novembro.