Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Pirapora, quinta-feira, 07 de maio de 2026 Telefone (38) 3740-6100 /

Atendimento Atendimento: Horário de Atendimento ao público: 12:00 as 17:30

Idioma

Quar
06/05
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 17 °C
Índice UV
0.0
Quin
07/05
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 17 °C
Índice UV
0.0
Sext
08/05
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 18 °C
Índice UV
0.0
Sáb
09/05
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 18 °C
Índice UV
0.0

Saúde - Quinta-feira, 20 de Março de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano

Publicado por: Kelly Cristina


Nesta quinta-feira, 20 de março, a partir das 8h, aconteceu no Centro de Convenções, a 5.º Plenária Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, em Pirapora, Norte de Minas.

O evento teve inicio com a palestra magna sobre “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, proferida pelo Secretário Municipal de Saúde de Pirapora, Rafael de Paula Lana, “toda política de saúde é inserida na Atenção Primária que é o vinculo de entrada, e grande parte do SUS é voltado para a prevenção”. Ele falou sobre a importância da Educação Permanente em Saúde, da participação social e das plenárias,“precisamos da força do legislativo”, destacou.

Durante o evento foi realizada a palestra sobre o eixo temático: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com Eliane Rodrigues Marangon Ribeiro.

“Temos programas de fortalecimento das ações de vigilância em saúde que é o VIGIPIRA, que são ações voltadas para a saúde do trabalhador. Precisamos de Políticas Públicas que assegurem a nossa tranquilidade”.

Em seguida, foi a vez da palestra sobre o eixo temático: As novas relações de trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com Mário Cristiano Joaquim da Cunha. Ele frisou que as relações de trabalho tiveram uma mudança significativa pós-pandemia, e citou como exemplo: o trabalho home office, onde alguns trabalhadores prestam serviço de qualquer lugar onde exista um sinal de internet. E falou também, sobre a importância da saúde mental do trabalhador, citando como exemplo; a sobrecarga e as demandas de trabalho, que muitas vezes chegam de várias pessoas, por diversos meios e tratou de outros temas.

A plenária foi abrilhantada com a palestra sobre eixo temático: Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para o Controle Social, com a apresentação da mestre em Promoção de Saúde pela UFMG, Adriana Kátia Emiliano Souza. Ela propôs uma série de reflexões sobre a garantia dos cuidados com a saúde do trabalhador, “a questão do bom relacionamento de trabalho, conhecer o papel do controle social e a sua importância, as contribuições do Conselho de Saúde, como o estado está prestando o seu serviço ao cidadão, a importância do papel do trabalhador da área de saúde, os programas de saúde do trabalhador estão em fase de ascensão”. Ela citou a importância das propostas na Plenária Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, “temos que sair daqui e sermos multiplicadores dessas ideias”, afirmou Adriana Souza.

Entre as propostas, a criação de mesas de diálogos permanentes entre a gestão e trabalhadores, saúde mental no trabalho: como lidar com o estresse e a pressão, promover a saúde e segurança dos trabalhadores, incentivar a participação ativa dos trabalhadores nos Conselhos de Saúde com ampla divulgação e apoio para que expressem as suas demandas; fiscalização e denúncia de más condições de trabalho, diminuir a desigualdade social, criar e implantar caixas de sugestões, atendimento psicológico nos setores e outras questões.

O evento contou também com a participação do Conselho Municipal de Saúde, Sindicato dos Trabalhadores, Gerência Regional de Saúde, SAAE, representantes do setor público e privado, profissionais de saúde e de grupos que fizeram a discussão dos eixos temáticos e elaboração  e aprovação de propostas. Teve ainda a eleição de 08 delegados, para participar da Conferência Macro Regional do Norte de Minas.  No encerramento aconteceu a entrega de certificados.

4 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Horário de Atendimento ao público: 12:00 as 17:30

CNPJ: 23.539.463/0001-21Razão Social: Município de PiraporaNome Fantasia: Prefeitura Municipal de Pirapora

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagram

CONTATO

Rua Antônio Nascimento, 274
Centro
Pirapora - MG
CEP: 39270-082
Telefone: (38) 3740-6100 /
E-mail: gabinete@pirapora.mg.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 01/05/2026

Portal atualizado em: 07/05/2026 11:06:02

Prefeitura Municipal de Pirapora - MG.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.