Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Pirapora, quinta-feira, 07 de maio de 2026 Telefone (38) 3740-6100 /

Atendimento Atendimento: Horário de Atendimento ao público: 12:00 as 17:30

Idioma

Quar
06/05
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 17 °C
Índice UV
0.0
Quin
07/05
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 17 °C
Índice UV
0.0
Sext
08/05
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 18 °C
Índice UV
0.0
Sáb
09/05
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 18 °C
Índice UV
0.0

Serviços Urbanos - Sexta-feira, 28 de Setembro de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

SAAE participa da Expedição Científica Amigos das Águas

Publicado por: Migração do Site


SAAE participa da Expedição Científica Amigos das Águas

Pela 14ª vez seguida, o SAAE – Pirapora/MG participou da Expedição Científica Amigos das Águas, que em 2018 completou 29 anos de trabalhos em prol do rio São Francisco. Entre os dias 07 a 09 de setembro, colaboradores da autarquia percorreram aproximadamente 200 km pelas águas do Velho Chico, entre as cidades de Três Marias e Pirapora. 

Neste ano participaram da expedição o biólogo,Patrick Nascimento Valim e o engenheiro e gerente operacional,Marcelo Barnabé.“Desde 2004, de forma ininterrupta, uma equipe do SAAE navega pelas águas do rio São Francisco e seus principais afluentes, com o objetivo de conhecer a situação do rio”, explicou Valim. 

Segundo o biólogo é um trabalho bastante técnico, com registros fotográficos e coleta de amostras de água. "Ao longo das participações, o SAAE coletou amostras de água em diferentes situações, como chuva, seca, rio com água limpa ou turva, isso faz com que tenhamos um banco de dados bastante significativo das variações do rio São Francisco. Esse ano fizemos 10 análises diferentes no Velho Chico e em alguns afluentes, como norio Abaeté, rio de Janeiro e córrego Formoso. Ao todo foram quatro pontos de coleta”, disse o colaborador. 

Ainda de acordo com Valim, os resultados obtidos foram comparados com a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) – 357/2005 e estiveram dentro do aceitável, ou seja, as águas do São Francisco podem ser usadas para o abastecimento da população, após o tratamento convencional, assim como também, paraa recreação, agricultura, pesca e demais atividades. “Dentre os parâmetros analisados, somente fósforo esteve acima do determinado pela normativa em vigor, que estabelece como limite o valor de 0,1 mg/L. Em Três Marias os resultados foram de 0,17 mg/L, já no rio Abaeté 0,18 mg/L e no rio de Janeiro 0,16 mg/L. Porém, é importante frisar que esses dados não indicam que a água cause mal para saúde. É apenas um indicativo que medidas precisam ser tomadas para que a sua qualidade atenda a legislação”, observou o biólogo.

4 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Horário de Atendimento ao público: 12:00 as 17:30

CNPJ: 23.539.463/0001-21Razão Social: Município de PiraporaNome Fantasia: Prefeitura Municipal de Pirapora

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagram

CONTATO

Rua Antônio Nascimento, 274
Centro
Pirapora - MG
CEP: 39270-082
Telefone: (38) 3740-6100 /
E-mail: gabinete@pirapora.mg.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 01/05/2026

Portal atualizado em: 07/05/2026 11:06:02

Prefeitura Municipal de Pirapora - MG.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.